Image Map

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Guia: 8ª Virada Cultural - SP

Vou na virada desde a 2ª edição e quem diria, já está na 8ª! Comecei indo com os meus pais que também adoram shows e depois com meus amigos. A virada cultural é uma ótima opção para quem gosta de teatro, música e arte e da noite hahahaha, o evento sempre reúne milhares de pessoas nas ruas do centro da cidade de São Paulo e apresenta atrações para os mais variados gostos. E não dá para reclamar da segurança ou organização, a cada ano o evento traz uma segurança melhor.
Além de tudo isso, para quem não ta afim de virar na rua a virada cultural traz atrações na maioria dos Sescs e Céus de SP além do Theatro Municipal, Cinesesc, Cinemateca Brasileira (que é ótima, já visitei e recomendo), Teatro Fecap, Auditório do Ibirapuera, Casa das Rosas, Museu da Casa Brasileira (que também é ótimo e tem muitas coisas relacionadas a moda e design de interiores), Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca e a Sala São Paulo, assim ninguém tem motivos para não aproveitar um pouquinho de arte no primeiro fim de semana de maio.
A programação desse ano deixou muito a desejar porque a prefeitura organizou uma votação para saber quais artistas o publico gostaria de ver e depois simplesmente "esqueceu" da votação e não chamou nenhum dos 10 artistas mais pedidos. POIS É :( e além disso anunciou em sua página oficial um palco de hip hop com Emicida como destaque e na programação final (que você vê aqui) não consta nem o palco e muito menos o show. Mas já que a programação é essa, temos que aproveitar o que vai ter de bom... Você pode montar sua programação, mas eu separei alguns destaques que na minha opinião ninguém pode perder! Então papel e caneta na mão para anotar os palcos e horários dos shows.

Na Praça Julio Prestes vai rolar um palco com artistas com inspiração africana, além de várias atrações internacionais vindas do Congo e Jamaica por exemplo. É lá que a virada se inicia - ás 18h do dia 05 - e é encerrada - ás 18h do dia 06 - com o show de Gilberto Gil, e mesmo que você não seja do tipo que curte MPB sempre vale a pena ver o show de um dos grandes cantores e compositores brasileiros. O palco da Praça da República (que ano passado tava demais com as escolas de samba) este ano é dedicado ao Jazz, Hip Hop (é, um pouco só), Soul e Funk. Tem também vários artistas internacionais mas a minha atração preferida desse palco é o show que rola as 12h30 das lindas Flora Matos e Lurdez da Luz, não conheço muito as músicas da Lurdez da Luz (tirando Andei que acho que todo mundo que sabe quem é ela conhece) mas adoro as músicas da Flora e as duas meio que salvaram o rap nacional nessa edição. No Coreto da Praça da República vão acontecer algumas apresentações nos intervalos dos shows no palco da praça e a apresentação que eu indico é do Fernandinho BeatBox ás 16h30.
A Avenida São João - "alguma coisa acontece no meu coração..." - vai ter dois grandes shows, dos Mutantes ás 02h da manhã, que pra quem não conhece é um grande trio dos anos 60 e é considerado um dos catalisadores do movimento tropicalista, não se apresenta com a formação original mas vale muito a pena ver e Titãs que toca ás 12h (maldade colocarem no mesmo horário da Flora) e vai ser um dos melhores shows da virada desse ano! O Largo do Arouche recebe um palco bem romântico brega com vários artistas que a sua mãe vai amar ver, mas é bem legal para os casaizinhos apaixonados e um ótimo lugar para dar uma acalmada durante a madruga. No Anhangabaú vai rolar uma apresentação do Balé da Cidade, antigo Corpo de Baile do Municipal que é destaque no cenário da dança sul-americana - não tem horário definido na programação. O Pátio do Colégio vai ser mais uma vez o grande palco para peças de teatro, destaque para "R & J de Shakespeare - JuventudeInterrompida" que vai ser apresentada as 15h30 e vem sendo muito elogiada, além de ter ganho vários prêmios no ano passado. A peça traz uma adaptação da historia trágica de Romeu e Julieta com um toque de humor e interpretada só por homens.


A Praça da Sé vai ser o ponto das risadas na virada cultural 2012. Isso porque o palco de Stand Up (grande atração do ano passado) que era no Anhangabaú passou para a Sé e traz grandes nomes - como Tom Cavalcanti, Danilo Gentili, Bruno Motta, Fernando Caruso, Rafinha Bastos, Fabio Rabin, Mauricio Meirelles, Rafael Cortez, Murilo Gun, Paulinho Serra, Fábio Porchat, Marcelo Mansfield, Oscar Filho, Rodrigo Capella, Murilo Couto, entre outros - do stand up nacional. Destaque para a apresentação que acontece ás 17h30 que traz Marcelo Mansfield, Danilo Gentili, Diogo Portugal, Geraldo Magela, Oscar Filho, Macelo Marrom, Rodrigo Capella e Murilo Couto de uma vez só! Na minha opinião essa é uma das partes mais legais, ano passado vi vários stand ups durante quase toda a virada.
No Bulevar São João vai acontecer o palco 30 anos sem Elis, uma homenagem a grande cantora Elis Regina e que tem tudo para ser o palco em que o pessoal vai ficar as 24 horas só para ver tudo (como foi o palco dedicado aos Beatles ano passado). Na XV de Novembro rola um palco só de mulheres no vocal e o destaque (e show que eu to mais esperando haha) é da Banda Mais Bonita da Cidade - que eu apresentei pra vocês - que acontece ás 17h.
No Minhocão ás 08h todo mundo vai poder aproveitar um pouquinho do Mercado Mundo Mix e o projeto Chefs na Rua que traz Chefs paulistanos famosos e premiados oferecendo pratos de R$5 á R$15. A Rua dos Gusmões vai ter o palco Indie - que não é tão indie assim - dessa edição. Destaque para os shows das bandas Killi (que se você tem entre 17 e 20 anos deve lembrar da época moda emo) ás 15h e Dance of Days ás 17h. O show principal fica por conta do Rancore, ás 18h, além da discotecagem entre bandas que rola durante toda a virada.


Ainda vai rolar um palco cabaret, 24 horas de mágica e malabarismo, vários filmes e muito mais. Pra quem gostou e ta afim de ver os shows, peças e atrações vale a pena lembrar que você vai andar a noite toda no centro da cidade (que vamos falar a verdade não é muito limpinho) então aposte nos tênis e shorts, procure ir com vários amigos, use uma bolsa com zíper e de preferencia lateral, conheça bem as ruas aonde vão ser os palcos procurando no google mapas e não vai encher a cara na virada hem? Cansei de ver gente dormindo no chão de tanto que bebeu, infelizmente. Eu vou de floral, e vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário